Publicado por Redação em Capa, Editorial, Última Edição - 12/07/2024 às 11:26:38

EC de Julho: Chama Missionária (Vol. 138 N. 3 2024)

  Nossa missão entre os desafios da Rede de Educação e os projetos missionários no período de férias

 

Missão é toda tarefa que alguém deve executar a mando de outra pessoa. Cumprimos a Missão de Deus executando toda incumbência que Ele nos propõe. O maior privilégio na vida de quem anda com Deus é ter um encargo em Sua Missão e fazer a interlocução ao ser humano de princípios eternos.

Nessa edição do Expositor Cristão teremos a honra de mais uma vez compartilhar os desafios dos projetos missionários que acontecem todos os anos nas Regiões. Esses movimentos evangelísticos são ações que não nos deixam abandonar nossa vocação. Em meio a tantos imbróglios que sugerem que pregar o Evangelho do Cristo não é mais nossa prioridade, ver essa mobilização abre nossos olhos para a ação de Deus entre nós. Leia os desafios regionais a partir de cada Projeto Missionário apresentado nessa edição. Procure sua Região e participe. Se envolva indo, orando ou até mesmo respaldando financeiramente essa nobre ação.

Ainda nesse contexto missionário, temos praticamente uma “prestação de contas” das atividades da Secretaria Executiva de Vida e Missão, função estratégica na articulação e execução das ações ministeriais da Igreja Metodista em nível nacional. É uma grande bênção identificar a ação de Deus nas diversas áreas de atuação da igreja. A igreja nacional e conexional é essencialmente uma eficaz articulação entre as dez Regiões sob os aspectos de administração, ação social, educação cristã e evangelização, e esse é o trabalho da Secretaria de Vida e Missão.

O Expositor Cristão de julho também apresenta um contundente comunicado do Colégio Episcopal direcionado aos membros da igreja. A Igreja Metodista tem responsabilidade subsidiária no Plano de Recuperação Judicial da Rede de Educação. A pretensão é esclarecer a evolução da pública dívida, bem como informar sobre os movimentos regionais de imóveis para solicitação judicial de autorização para vendas. É impossível não lamentarmos diante da possibilidade dessa necessidade, contudo, precisamos compreender definitivamente que não se trata de individualidades regionais ou locais, pois somos uma associação de igrejas. Estamos juntos nesse desafio. Pagar dívidas, seja com o patrimônio da Rede de Educação, ou em responsabilidade subsidiária pela Igreja, é também parte de nossa Missão atualmente. É também muito importante que esse documento episcopal seja o roteiro narrativo para orientações das igrejas locais. Se torna imprescindível que as comunicações oficiais da igreja sejam a nossa fonte de informação.

Particularmente, confesso tristeza e indignação quando vejo membros da igreja usarem uma crise que se tornou parte da nossa Missão como motivo para deboches e decretação que os desafios das instituições de ensino encerram o Metodismo brasileiro. Ter essa perspectiva do desafio é um atestado de que não se tem qualquer compromisso com a Missão. Em Atos 27 vemos o Apóstolo Paulo se comprometer com uma revelação de Deus mesmo não tendo sido ouvido quando entendeu que não se deveria seguir uma viagem por mares que já se mostravam desafiadores. Quando todos os demais ocupantes do navio tinham certeza da morte, Paulo afirmou que o correto era não terem seguido viagem, mas já que fizeram a opção errada, deveriam agora se desfazer de peças do navio, bagagens e comida para preservarem as vidas. Essa é a hora de preservarmos o mais importante.

Apresentamos também a história e desafios da Região Missionária do Nordeste, a nossa amada REMNE. Essa é mais uma realidade missionária que nos anima e inspira. Conheça a trajetória de um dos belos capítulos da história da Igreja Metodista do Brasil, caminho que ainda precisa de consolidação e ser percorrido por pés que amam a Missão e o Senhor da Missão. 

 

Bispo Bruno Roberto
Assessor Episcopal da Área de Comunicação

 

FAÇA DOWNLOAD DO ARQUIVO EM PDF


Posts relacionados

Capa, Editorial, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC de fevereiro 2020

Abrimos esta edição com a Palavra Episcopal sobre a Quaresma – tempo litúrgico que se inicia no dia 26 de fevereiro e se estende até o dia 9 de abril. Quaresma é tempo de mudança, conversão e para consagrar-se mais a Deus.