Publicado por Redação em Metodismo, 20º Concílio Geral - 08/07/2016 às 19:03:01

Um culto de unidade

2016_07_20cg_asaphborba

Reunimo-nos em nome do Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo para celebrar a unidade e a comunhão do Corpo de Cristo, inspirados na essência metodista, que nos diz: “no essencial unidade, no não essencial diversidade, em tudo caridade”.

O pastor Asaph Borba abriu o culto dessa manhã de sexta-feira, 8, e levou a plenária a louvar com muita reverência e intensidade nos cânticos: Alto preço; Digno de Glória; Nós somos o povo; Super abundante graça; Recebi um novo coração do Pai; Cristo pão da vida. Esta última durante o momento de Santa Ceia.

Presenças importantes participaram desse culto como o bispo James Edward Swanson -  Igreja Metodista Unida, EUA; a Revda. Lizzete Gabriel – Montalvo -  Presidente do CIEMAL; o Reverendo Asaph Borba - Comunidade de Porto Alegre - Ministro de Louvor; a bispa Rosemarie Wenner - Presidente da Igreja Metodista da Alemanha; o Bispo Andrés Hernandes Miranda - Presidente da Igreja Metodista do México; o Rev. Juan Gattinoni - Junta de Ministérios Globais - Secretário Executivo para América Latina; o Sr. Alfredo Alcarraz - Igreja Metodista do Uruguai; Rev. Mercio Meneghetti - Igreja Metodista do Uruguai; o Bispo José Ildo Swartele de Mello - Igreja Metodista Livre; o Pr. Geraldo Graf - Igreja Cristã Luterana do Brasil e o reverendo Welinton Pereira da Silva, Assessor de Relações Institucionais da Visão Mundial.

2016_07_20cg_plenaria_

A Palavra de Deus é lâmpada para nossos pés e luz para os nossos caminhos – essa foi a chamada para a ministração sob responsabilidade da Revda. Lizzete Gabriel-Montalvo, Presidente do CIEMAL que leu o texto bíblico em sua língua de origem (espanhol) com tradução pelo pastor Mercio Meneguetti. O texto refletido foi João 17.20 a 26. Em sua mensagem a reverenda Lizzete enfatizou a importância da unidade na vida cristã e o testemunho efetivo na missão de Deus.

Deus conhece o futuro, Ele sabia que apesar da imperfeição dos discípulos, eles fariam aquilo que lhes foi confiado a fazer”, disse ela.

Também disse que as pessoas se equivocam com a palavra unidade, explicando “estamos de acordo, porque pensamos igual”. Nessa direção há diferentes maneiras de se fazer as coisas pois podemos entrar em acordos, apesar das diferenças. E diante desta afirmação ela disse - “estamos em um concílio, no final, não importa como você faz, se fizemos a mesma receita, temos que fazer a mesma coisa para a missão, não importa se é uma região eclesiástica, ou uma região missionária, todos nós temos que fazer o mesmo”, afirmou.

A reflexão final da mensagem ficou com alguns questionamentos aos presentes: neste momento de nossas vidas somos um em Jesus? Nesse momento posso dizer que através do discipulado estou produzindo uma vida santificada? Fica o desafio de uma Igreja unida no propósito de Deus!
O bispo Roberto Alves conduziu o momento de Santa Ceia: “Fomos chamados por Deus para fazermos a vontade dEle, isso é o princípio da obediência e da unidade.  Nesta manhã estamos celebrando a unidade. A Ceia é o momento de esvaziarmos de nós mesmos”, encerrou.

Escrito por Camila de Abreu
Redatora da 3°RE

Posts relacionados

Notícias, Metodismo, Nacional, Discipulado, por José Geraldo Magalhães

Câmara Nacional de Discipulado se reúne em São Paulo

Está reunido nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo, a Câmara Nacional de Discipulado da instituição.

Capa, Editorial, Opinião, Metodismo, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC agosto 2019

Quando se fala em missão, lembra-se das palavras de Jesus no texto mais conheci- do como o Ide. Embora a palavra missões, ou missão, não se encontre na Bíblia, ela está no coração de cada metodista.