Publicado por Redação em Metodismo, Notícia, Atualidade, Banner - 04/07/2017 às 09:14:51

O metodismo na 8ª Região Eclesiástica

2017_07_8re

A 8ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista foi oficialmente instalada em ato conciliar administrativo ocorrido no dia 22 de agosto de 2015, em Brasília/DF, e contou com a presença de lideranças regionais leigas e clérigas. Fazem parte da 8ª Região seis Distritos: Distrito Federal Norte, Distrito Federal Sul, GO I, GO II, Mato Grosso e Tocantins.

Entre igrejas, congregações e campos missionários, a mais nova região eclesiástica é constituída por 100 comunidades metodistas, onde o discipulado tem sido ensinado e vivenciado como estilo de vida. O Colégio Episcopal foi representado pelo Bispo José Carlos Peres (3ª RE) e pelo Bispo presidente da Igreja Metodista e da 5ª RE, Adonias Pereira do Lago.

A instalação foi em cumprimento ao regulamento emitido pelo Colégio Episcopal, tendo em vista a decisão da Coordenação Geral de Ação Missionária (COGEAM) reunida em 29 de maio, que aprovou o desdobramento da 5ª RE em duas regiões.

Decisões conciliares

Foi no 19º Concílio Geral da Igreja Metodista realizado em Brasília/DF, em julho de 2011, que o processo de expansão missionária foi retomado por meio da multiplicação das regiões.

Dois anos mais tarde, no 41º Concílio Regional da 5ª RE, rea­lizado em 2013, em consonância com as decisões conciliares e conforme o mandamento bíblico, decidiu-se pela criação da Sub-Região Missionária Centro-Oeste (SRMCO), conforme o Plano Regional de Ação Missionária (PRAM), aprovado no referido Concílio.

Citando um dos exemplos dos muitos frutos do avanço missionário, no último biênio, a SRMCO implantou três Campos Missionários Sub-Regionais, por meio de parcerias missionárias entre os distritos, as igrejas (Asa Norte 406, Asa Norte 906, Asa Sul, Central em Goiânia) e região.

Três famílias missionárias foram enviadas e iniciaram a missão metodista em cidades estratégicas, escolhidas dentro da visão do Plano Nacional Missionário (PNM): Gurupi (TO), Valparaíso (DF) e Porangatu (GO). Esse avanço missionário está alcançando uma população de aproximadamente 300 mil habitantes.

História

Há 60 anos, em 1955, o 7º Concílio Geral da Igreja Metodista decidiu sobre a multiplicação da Região Centro, transformando-a em duas, formando daí a 5ª RE. No livro Atas e Documentos do Concílio Regional, que originou a 5ª RE, há um documento histórico, dando abertura ao livro que diz: “Continue o Senhor a abençoar a Igreja Metodista do Brasil para que, por esse processo de divisão, ela se multiplique em nossa terra e, muito breve, vejamos outras tantas regiões eclesiásticas ocupando novos Estados e Territórios da União, até que, por todo o Brasil, soe a voz do Evangelho pela palavra dos pastores e leigos da Igreja Metodista” (Atas e Documentos do XXVI Concílio Regional do Centro, p. 7/1956).

A última multiplicação da 5ª RE aconteceu em 1965, dando à luz a 6ª RE (fusão de parte da 5ª RE e da 2ª RE). Depois disso, nesse período, o sonho de nova multiplicação da 5ª RE continuou sendo alimentado por algumas iniciativas, como a do distrito de Brasília/Centro-Oeste, apresentada como proposta em diversos concílios regionais e nacional.

Neste ano, a Coordenação Regional de Ação Missionária (COREAM) da 5ª RE, sob a presidência do Bispo Adonias Pereira do Lago, após apresentação do relatório missionário dos Superintendentes da SRMCO pelo SM da Sub-Região, Pastor Edinei Reolon, em que propôs a instalação de um processo visando à futura autonomia da SRMCO, decidiu pela multiplicação da região (autonomia da Sub-Região).

Depois de ouvidas as igrejas locais por meio dos distritos e suas lideranças, a COREAM encaminhou a proposta à COGEAM e Colégio Episcopal, que, dando parecer favorável, emitiu o seguinte documento: “A Coordenação Geral de Ação Missionária – COGEAM –, reunida em 29 de maio, aprovou o desdobramento da 5ª Região em duas regiões, com extração das unidades federais Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Tocantins do território regional para formação da nova região, sendo denominada 8ª Região Eclesiástica”.

Centenas de metodistas (delegados/as e visitantes) integraram o Concílio de Instalação presidido pelo Bispo Adonias Pereira do Lago, tendo como convidado o Bispo José Carlos Peres (3ªRE) representando o Colégio Episcopal, na ocasião. Juntos, o povo de Deus celebrou tão grande vitória do Evangelho.

Naquele Concílio, foi nomeado como Superintendente Missionário o Pastor Edinei Berteli Reolon, e para Superintendente Missionário dos seis Distritos foram: Pastor Flávio Sales de Cirqueira para o Distrito Federal Norte; para o Distrito Federal Sul, o Pastor Ezequiel Gonçalves Inácio; Distrito GO I, o Pastor Elieser de Oliveira Alves; Distrito GO II, o Pastor Edinei Reolon; para o Distrito de Mato Grosso, o então Pastor Fábio Cosme da Silva (eleito Bispo no 20º Concílio Geral e designado para a Rema); e para o Distrito TO, o Pastor Alexandre Pereira de Paula.

A Ele, O Senhor da Igreja, toda Glória, Honra e Poder!

Com informações:
Pastor Ednei Berteli Reolon
Sede Nacional da Igreja Metodista
Jornal Expositor Cristão
Publicado originalmente no jornal Expositor Cristão de julho

Posts relacionados

Capa, Notícia, Editorial, por Redação

EC de junho 2019

Em junho celebramos o Pentecostes, para muitos/as, o nascimento da Igreja Cristã. Em hebraico, espírito é ruah, e em grego, pneuma. Ambos os termos estão ligados a processos fundamentais, pois significam vento, sopro, furacão e vendaval. Inicialmente, o Espírito não é conscientizado como pessoa, mas como uma força divina e originária da criação, move-se nos seres vivos e age nos homens.