Publicado por Redação em Missão - 04/01/2019 às 11:49:16

Um século de missão em Duque de Caxias

2019-01-duquedecaxias-892-800x568.jpg

A Igreja Metodista em Duque de Caxias completou cem anos de missão na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, sendo a primeira igreja evangélica do município. A Sociedade de Mulheres local também teve seu centenário comemorado em 2018. Além de ser bem aceita na localidade, em pouco tempo as pessoas participaram das atividades e passaram a fazer parte da comunidade de fé. Três meses após sua organização, em 1928, é criada a Sociedade de Mulheres, com 12 irmãs, sob a presidência de Florinda Antunes.

Nesses 100 anos, muitas vidas foram alcançadas e transformadas pelo Evangelho. Nossa igreja foi canal de bênçãos, porto seguro em tempos de lutas e tribulações, casa de oração, altar de louvor e adoração, lugar de exercício de dons e ministérios, espaço de acolhida e cuidado. Um século ajudando as pessoas a experimentar o sobrenatural de Deus. Hoje somos o povo do Coração Aquecido pelo Espírito Santo para testemunhar as boas-novas em Caxias e transformar a realidade local. Por que Deus teria levantado os/as metodistas nessa cidade? A resposta é a mesma dada por John Wesley para o Metodismo de seu tempo: Para reformar a nação, particularmente a Igreja, e espalhar a santidade bíblica por toda a Terra. Ele ainda fez um alerta: Não tenho medo que o Metodismo acabe, mas que se torne insípido. Até que o Senhor volte (Maranata!), precisamos ser uma Igreja viva, semeando fé e promovendo vida.

Organização

A Igreja Metodista Central de Duque de Caxias foi organizada em 7 de julho de 1918, com 14 irmãos/ãs transferidos/as da Igreja Metodista Instituto Central do Povo (ICP), na Gamboa, zona portuária da cidade do Rio, cujo pastor era Hugh Clarence Tucker. Ambas, num primeiro momento, ficaram sendo lideradas por Tucker, pois foi necessário organizar os registros de membros, rol de crianças, casamentos, batismos, entre outros assuntos. 

Naquela época, a região onde a igreja estava localizada chamava-se “Freguesia do Merity”, pertencente a Nova Iguaçu, tornando-se município de Duque de Caxias apenas 25 anos mais tarde.

O povo do Coração Aquecido chegou a Duque de Caxias 180 anos depois da experiência religiosa de John Wesley movido pela paixão pelas almas, marca dos metodistas. 

Em 9 de agosto de 1925, nasce a Liga da Mocidade (atual Sociedade de Jovens) sob a liderança do irmão Clementino A. de Lima, com 17 sócios. No mesmo ano, tem início a Sociedade Missionária Juvenil (atual Sociedade de Juvenis), com 64 sócios. Em 5 de julho de 1931, a igreja passa a contar com a Sociedade de Homens, cujo primeiro presidente foi Sadoc Ubaldo Bandeira. 

Esse segmento começou uma campanha financeira a fim de angariar fundos para a construção do templo, inaugurado em 21 de abril de 1932 e substituído pelo atual em 20 de maio de 1984. 

Ministérios

Nossa Igreja possui os seguintes ministérios e sociedades: Ação Social (Terceira Idade), Apoio Administrativo (MAAD), Apoio Pastoral (Discipulado), Comunicação, Consolidação (Acolhida), Culinária, Educação Cristã (Escola Dominical), Evangelismo e Expansão Missionária, Família, Música (Louvor e Coreografia), Santuário (Ornamentação), Sociabilidade (Integração e Unidade), Oração e Intercessão, Trabalho com Crianças, Sociedade de Homens, Sociedade de Mulheres, Sociedades de Jovens e Sociedade de Juvenis. 

Pr. Ronan Boechat Amorim
Igreja Metodista Duque de Caxias
Publicado originalmente na edição de janeiro de 2019 do Jornal Expositor Cristão impresso.


Posts relacionados