Publicado por Redação em Notícias - 05/10/2018 às 15:43:16

Representantes da América Latina e do Caribe encontram-se na Argentina pelo CMI

2018-10-cmi-816-800x568.jpg

Foto: O Brasil foi representado pela secretária executiva para a Vida e Missão, Revda. Joana D'Arc Meireles - ao centro na primeria fileira. | Marcelo SchneiderWCC

De 18 a 20 de setembro, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) sediou em Buenos Aires, Argentina, um encontro regional com cerca de 30 pessoas responsáveis pelas relações ecumênicas em várias igrejas da região da América Latina e do Caribe. É a primeira reunião regional deste tipo, seguindo a dinâmica das reuniões globais da Rede de Oficiais Ecumênicos, que se reúne a cada dois anos na sede do CMI em Genebra, na Suíça.

“O principal objetivo deste encontro é ampliar e consolidar a rede de oficiais ecumênicos do CMI na América Latina e no Caribe, já que o foco para este ano está nessas regiões”, disse o Reverendo Dr. Daniel Buda, coor­denador de relações ecumênicas do CMI.

Falando sobre o programa, que inclui orar juntos, compartilhar ideias e visitar igrejas e comunidades locais, Buda acrescentou que “o espírito de unidade e comunhão é forte nesta reunião, e a equipe organizadora está confiante de que seu objetivo será alcançado”.

O principal destaque da agenda foi a “Peregrinação da Justiça e da Paz” do CMI, entendida como inspiração para o aprendizado, o estudo reflexivo e a discussão sobre os desenvolvimentos atuais no movimento ecumênico.

A Peregrinação de Justiça e Paz é uma convocação do movimento ecumênico que surgiu a partir da assembleia do CMI em Busan, em fins de 2013. Durante a reunião, o grupo dedica um tempo significativo para explorar a peregrinação na região e a partilha de experiências de suas próprias igrejas.

A agenda também aborda diversos temas de outras áreas de programas do CMI, entre eles, o foco regional 2018 da peregrinação na América Latina e no Caribe e os preparativos para a 11ª Assembleia do CMI em 2021.

A Igreja Metodista no Brasil foi representada pela secretária executiva para Vida e Missão, Revda. Joana D’Arc Meireles. 

Redação EC
Publicada originalmente no Jornal Expositor Cristão de outubro


Posts relacionados

Última Edição, Notícias, por José Geraldo Magalhães

21º Concílio Geral aprova proposta para sessão presencial

No início da sessão online do 21º Concílio Geral (CG) no período da tarde de hoje (11), foi lido por Algacyr Júnior da 8ª Região, as considerações da proposta da Cogeam e Colégio Episcopal para que a segunda e as demais sessões da reunião do 21º CG sejam realizados nos dias 3 a 10 de julho de 2022 e que os mandatos atualmente vigentes, sejam prorrogados até 31 de dezembro do mesmo ano.