Publicado por Redação em Metodismo, Notícia, Igreja e Sociedade, Atualidade, 20º Concílio Geral - 29/07/2016 às 11:06:28

Proposta sobre inclusão de pessoas com deficiência é aprovada

Enoque
O pastor Enoque Rodrigo defendeu a questão da inclusão na vida da Igreja



Na sessão do dia 9 de julho, a proposta para que a Igreja trabalhe voltada para pessoas com alguma deficiência física foi aprovada por unanimidade, recebendo apoio de todas as delegações. O pastor Enoque Rodrigo de Oliveira Leite (3ª RE), autor da proposta, destacou sua importância. “O objetivo é de suprir a lacuna missionária entre pessoas com deficiência e garantir a acolhida adequada e as condições específicas para o pleno exercício da piedade, bem como sua plena participação cúltica e acessibilidade a templos e dependências”, disse o pastor Enoque, que é deficiente visual.

A proposta ainda contempla que sejam criados e implantados cursos de capacitação para pessoas chamadas a trabalhar com pessoas especiais (os/as surdos/as, por exemplo) e outras ferramentas que viabilizem a inserção desses grupos no culto e na dinâmica de ser Igreja Metodista. A ideia é que a iniciativa seja alavancada pelas regiões e seus respectivos distritos até alcançar, pelo menos, no próximo quinquênio, o máximo de igrejas possível, além de viabilizar acessibilidade do curso de Libras como uma meta a ser alcançada e demais especificidades no nível nacional, regional, distrital e local.

Para isso, será necessário políticas de inclusão e forma geral no currículo das instituições de formação de leigos/as de cada Região Eclesiástica e Missionária para que sejam criados projetos de capacitação para professores/as de Escola Dominical, a fim de alcançar pessoas com deficiência. “Propomos a criação de uma assessoria nacional de inclusão das pessoas com deficiência”, finalizou o pastor Enoque pedindo que constasse na Ata a decisão conciliar aprovada.

Redação EC

Posts relacionados

Notícias, Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães Jr.

Um Voz que encanta: revista completa 90 anos de circulação no Brasil

No ano de 1929, houve uma grande depressão econômica mundial, cujo início foi marcado pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Quando caminhamos com Deus, Ele nos manda olhar para o céu e contar as estrelas. Para as mulheres metodistas foi um momento especial: em 18 de setembro nasceu, na cidade de São Paulo, a revista Voz Missionária.