Publicado por Redação em Notícia, Vídeo, Nacional, Banner, Multimídia - 20/04/2017 às 16:43:49

Pastor metodista grava vídeo sobre Jogo da Baleia Azul e Série 13 Reasons Why

Imagem de divulgação da série 13 Reasons Why
Imagem de divulgação da série 13 Reasons Why | Netflix



Depois de se apresentar como pai e pastor, Denilson Gomes da Silva aborda dois dos assuntos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias: O jogo da Baleia Azul e a Série 13 Reasons Why.

O Jogo da Baleia Azul chamou a atenção na última semana em todas as Redes Sociais, por trazer a proposta de cerca de 50 desafios, que levam especialmente jovens e adolescentes ao suicídio. A informação de que 130 casos de suicídio no mundo estão supostamente ligados ao jogo circula sem fontes na mídia e preocupa pais e especialistas.

Já a série 13 Reasons Why, produzida pela Netflix, traz a história de Hannah Baker, uma adolescente de 17 anos, que conta 13 dos motivos que a levaram ao suicídio no decorrer dos episódios. O título  ganhou o reconhecimento da série produzida pela empresa, mais comentada nas Redes, levando inclusive especialistas a escreveram sobre o risco de pessoas com perfil depressivo, serem incentivadas a cometerem suicídio depois de assisti-la.

Durante o vídeo, o Pastor Denilson deixa claro que não é Youtuber, mas que entende a importância de pessoas falarem sobre o problema de suicídio entre jovens, e por isso viu a importância de lançar o material. Apesar de concordar com o fato de que a série em questão não deve ser introduzida para pessoas com tendências à depressão ou ao suicídio, questiona a discussão a cerca da forma "romantizada" como o assunto é abordado.

"Eu não vi nada de romântico. Eu vi acontecendo a história de uma adolescente que pode ser uma das pessoas que estão na minha igreja, na minha comunidade, que podem estar na sua comunidade, aonde você frequenta", defende o pastor, que trabalha na liderança de Juvenis na Igreja Metodista em Guarulhos, além de ser pai de um adolescente.

Denilson apresenta durante o vídeo, a edição de abril do Expositor Cristão, que trata especialmente da Depressão na sua matéria de capa. O texto afirma que, segundo a OMS, 11,5 milhões de casos de depressão no Brasil. O periódico é apresentado como uma das formas que a Igreja Metodista usa para tratar um assunto que precisa ser trabalhado. (Clique aqui para fazer download do material). O nosso site e a Igreja Metodista apoiaram em 2016 a campanha Setembro Amarelo, promovida pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), para prevenção do suicídio.

"A gente não pode mais fingir que isso não tem acontecido. A gente não pode fingir que não tem adolescentes nas nossas igrejas que estão muitas vezes deprimidos. Eles não estão só chamando a atenção, eles não estão só fazendo frescura. Eles estão passando por um processo que precisa ser cuidado, que precisa de atenção, e a série trata disso", explica.

Fica o convite para assistir ao vídeo completo abaixo e para discutir o assunto nos comentários e nas redes sociais do Jornal Expositor Cristão. Você pode enviar sua opinião para nossa redação através do e-mail expositorcristao@gmail.com.



Sara de Paula

Posts relacionados

Nota, Metodismo, Notícia, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

[CGCJ] DESPACHO - Recebimento de recurso do Bispo Emanuel Adriano Siqueira

DESPACHO - RECEBIMENTO DE RECURSO BISPO EMANUEL ADRIANO SIQUEIRA SILVA VISTOS, Recebo o recurso de apelação em seu efeito suspensivo.

Notícia, Entrevista, por José Geraldo Magalhães Jr.

Pastor metodista assume vice­-reitoria da Faculdade de Teologia

A Faculdade de Teologia (Fateo) da Igreja Metodista, a partir deste mês, terá um novo vice-reitor, Pastor Jonadab Domingues de Almeida. A cerimônia de posse ocorreu no início de dezembro na reunião do Conselho Diretor da Fateo. O Pastor Jonadab sente-se vocacionado para o ministério pastoral desde criança. Aos poucos e com orientação de várias lideranças metodistas, ele foi discernindo a vocação.  O professor Jonadab foi cedido pela 6ª Região Eclesiástica (RE) para atuar na Fateo como Pastor de Vida Comunitária em 2008; iniciou como docente em 2014. Atualmente, o professor exerce também o cargo de Secretário Executivo do 19º, do 20º e, agora, do 21º Concílio Geral. Segundo o pastor, a responsabilidade trouxe grande sobrecarga de trabalho, mas também um grande aprendizado por contribuir para uma área tão importante da vida da Igreja.