Publicado por Redação em Notícia - 17/05/2023 às 16:08:16

Palavra Episcopal

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum”. (Atos 2.42-44)

 

É impossível falar sobre uma Igreja Missionária sem ter como referência a Igreja Primitiva de Jerusalém e sem citar Atos 2.42-44, pois é uma grande fonte de aprendizado e ensinamento para nossos dias atuais, embora em contextos bem diferenciados. Nesse texto vejo algumas características de uma IGREJA MISSIONÁRIA que gostaria de refletir com você, vejamos:

1 – UMA IGREJA MISSIONÁRIA SERVE UM ÚNICO DEUS

Já há um bom tempo ouvi e aprendi do meu querido professor de Novo Testamento e bispo Lockmann a seguinte frase: “Afirmar que a Igreja tem Jesus Cristo como único Senhor é dar à cristologia um lugar decisivo na forma de ser da Igreja e em sua missão. Isso nos ajuda a equilibrar eclesiologia (doutrina da Igreja) e missiologia (doutrina da missão), garantindo que a base da Igreja e de sua missão está no Senhor Jesus Cristo, e anunciar a Ele e seu reino é o objetivo da missão e a razão de ser da unção do Espírito (cf. At 1.8)”.

Esse ensino marca a vida daqueles que desejam ser parte de uma Igreja Missionária, ter Jesus Cristo como único Senhor e Salvador.

Uma Igreja Missionária é perseverante na doutrina, tem sua eclesiologia missionária e é cristocêntrica, pois é herdeira do ministério dos Apóstolos apoiando sua fé na fé dos apóstolos que tinham Jesus como o Senhor.

2 – UMA IGREJA MISSIONÁRIA VIVE EM COMUNHÃO

A mentalidade e a prática quebram qualquer aspecto de apelo pessoal e acepção de pessoas e promovem a unidade comum no Corpo de Cristo, pois não há presenças de atitudes egoístas ou de pensamentos individuais ou individualistas, mas sempre há o pensamento no benefício de todos e todas da comunidade de fé.

3 – UMA IGREJA MISSIONÁRIA TEM VIDA DE ORAÇÃO

A oração é o ar, o oxigênio dessa comunidade de fé. Ela tem diálogo com Deus e nos permite ouvir Sua voz falando a cada coração, pois o que é o coração senão essa ponte de diálogo com Deus?

Por isso há o temor, que não é ter medo de Deus, mas saber que Ele é o Senhor.

4 – UMA IGREJA MISSIONÁRIA VIVE PROGÍGIOS E SINAIS

Em uma Igreja Missionária há a evidência de prodígios e sinais, de coisas sobrenaturais, milagres e maravilhas operadas por Deus a nosso favor. São manifestações que deixam claro que há um Deus que interfere no natural e faz coisas que ninguém pode fazer, entender ou explicar e, portanto, também não pode negar.

5 – UMA IGREJA MISSIONÁRIA VIVE EM AMOR

É através do amor que tudo tem sentido ou explicação, tudo pode ser entendido, pois quem ama conhece a Deus, sabe quem ELE é, conhece e reconhece os seus feitos imensuráveis e inexplicáveis por alguém que para os seres humanos pode não ter nenhum valor ou significado, mas para Deus custou o sangue e a morte de seu único Filho Jesus Cristo na Cruz do Calvário por amor a nós, pecadores. Somente o amor pode unir tantas pessoas diferentes e transformar as mesmas em um único Corpo, fazer com que estejam “juntas e tenham tudo em comum”.

 

Bispo Roberto Alves

Presidente da 7ª Região Eclesiástica

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

 

[Texto retirado da Revista Expositor Cristão edição Maio e adaptado pela redação]


Posts relacionados

Notícia, por José Geraldo Magalhães Jr.

Câmara Nacional de Expansão Missionária se reúne em São Paulo

Representantes da Câmara Nacional de Expansão Missionária da Igreja Metodista está reunido na Sede Nacional da organização, em São Paulo, incluindo o Bispo João Carlos Lopes, assessor da câmara, e a pessoa de referência do grupo na área nacional, Pastor Paulo de Tarso. Durante a reunião, os membros da câmara tiveram 15 minutos cada um para compartilhar as ações missionárias nas respctivas regiões. Também terá uma vídeo conferência para falar sobre mapas e outros dados atualizados do metodismo e presença evangélica no Brasil. A reunião está prevista para terminar amanhã, dia 20.