Publicado por Redação em Notícias - 05/03/2018 às 14:07:40

O carnaval e o enredo dos acampamentos metodistas

2018-03-carnaval-4re-510-800x568.jpg

Durante o recesso do feriado de Carnaval é comum Igrejas organizarem Acampamentos ou Retiros Espirituais. Com temáticas variadas e locais diversos como: Escola, Hotel Fazenda, Chácara ou qualquer lugar que tenha espaço para barracas e o mínimo de infraestrutura para os cultos, estudos, refeições e demais atividades. 


Existem Igrejas em que o Acampamento no período de Carnaval é tradição, como é o caso da Igreja Metodista no bairro Monte Castelo, em Juiz de Fora, Minas Gerais, que há mais de 40 anos realiza esta programação. E neste ano trabalhou o tema “Reino de Filhos e Sacerdotes”. “É um chamamento para cada irmão e irmã compreender o seu papel como sacerdotes universais e como filhos e filhas de Deus”, explica o Pastor Jorge Luiz Pereira de Freitas, pastor da igreja.


“É um tempo dedicado à motivação da comunidade por meio das ministrações realizadas, para que a igreja coloque em prática no cotidiano o que foi ensinado, com empenho e dedicação”, disse o Pastor Freitas.

Já a Igreja Metodista em Castelo, no Espírito Santo, usa o acampamento como estratégia de evangelização e consolidação dos novos membros, como conta o Pastor Jerry Vieira de Souza: “O tempo que passamos juntos no retiro gera comunhão entre os/as participantes. A eficácia se dá no relacionamento, dando início ao discipulado, abrindo caminho para a evangelização e consolidação”.

É importante separar um tempo para as comunidades de fé passarem o dia juntas no mesmo lugar em celebração. Ter a oportunidade de sentarem à mesa gera intimidade e comunhão. É o momento de “Dar oportunidade aos membros da igreja de crescimento integral”, afirma o Pastor Gilmar Costa Rampinelli, pastor da Igreja Metodista em Cataguases, Minas Gerais.

“É uma ocasião única durante o ano, em conformidade com o calendário de nosso país, que não tem nenhuma outra data como essa. Ver a igreja em suas diversas expressões etárias em comunhão total é algo inestimável! Percebe-se que as relações interpessoais melhoram vertiginosamente. Há um resgate da alegria, da comunhão e da espiritualidade. Num acampamento nada é feito com pressa, o tempo é parceiro da santificação, e não adversário”, finalizou o Pastor Rampinelli.

Com o início do ano eclesiástico, é possível também trabalhar o tema deste ano, “Discípulas e discípulos nos caminhos da missão servem com integridade”. Foi o que o Pastor Adriel Antônio Valverde trabalhou com sua igreja. “Esse tema geralmente norteia o ano da nossa Igreja. Dessa forma, o retiro torna-se um tempo de preparação para o testemunho, pois o Evangelho é mais do que palavra: é prática.”, finalizou. 


Pr. Por Billy Fádel | Correspondente do EC na 4ª RE
Publicado originalmente no Jornal EC de março de 2018. Acesse aqui.


Posts relacionados

Liderança, Nacional, Metodismo, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Confederação Metodista de Mulheres define tema para 2019

Terminou na quarta-feira, dia 30 de janeiro, a reunião da mesa diretiva da Confederação Metodista de Mulheres. O encontro que teve início na manhã da terça-feira, 29, contou com a avaliação do Congresso Nacional de Mulheres Metodistas realizado em 2018, na cidade de Águas de Lindóia, interior de São Paulo