Publicado por Redação em Editorial, Capa, Notícias - 21/03/2018 às 13:46:14

Jornal EC de abril

Você já deve ter ouvido falar da história do povo de Israel, que saiu do Egito em peregrinação rumo à Canaã. Esse povo era liderado por Moisés no Antigo Testamento. Essa história, contada no livro de Êxodo, remonta a vários séculos atrás. A saída, direcionada por Deus, é sempre para buscar algo novo. É normal as pessoas migrarem de uma cidade ou país para outro em busca de novas oportunidades.

Em 2014, presenciamos os/as haitianos/as que chegavam ao Acre e de lá embarcavam para São Paulo, Paraná e outros estados em busca de novas oportunidades por causa do terremoto que assolou o Haiti em 2011. Há quase um ano, o Expositor Cristão abordou o tema de imigrantes e refugiados/as para alertar a Igreja sobre essa realidade tão presente em nosso país.

A bola da vez agora são os/as venezuelanos/as, que chegam a Roraima por causa da crise na Venezuela. A Igreja Metodista em Boa Vista despertou para esse chamado de cuidar dos/as imigrantes e tem realizado um excelente trabalho junto às crianças e famílias que estão em abrigos e praças.

O coordenador da Pastoral de Direitos Humanos da Igreja Metodista esteve em Pacaraima/RR para ver essa realidade de perto. Em seu relato, ele destaca que o quadro é assustador. São homens, mulheres, jovens e crianças em fuga pela busca de melhores condições de vida.

Em São Paulo, irmãos e irmãs têm se mobilizado para ajudar uma mãe que conseguiu trazer somente a filha de oito anos. O filho, Wesley Marck Nel, 14, continua na Venezuela morando com a avó. Essa luta já faz mais de quatro anos, mas a mãe, Maria, tem fé em Deus de que tudo dará certo em breve.

Diante dessas realidades, a Igreja Metodista se sensibiliza, mais uma vez, com os/as imigrantes e refugiados/as em nosso país. Também se sensibilizou diante de crimes cometidos em diversas cidades brasileiras, principalmente aquele que chamou a atenção da mídia internacional, o caso da vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro no mês de março. Fato que levou a Pastoral de Direitos Humanos da Igreja Metodista a se manifestar sobre o assunto.

Esta foi uma edição difícil de fazer porque em algumas matérias foi necessário trazer a triste realidade de muitas pessoas, mas, sobretudo, o trabalho comovente da Igreja Metodista que segue nos caminhos da integridade, de alguma forma, tem renovado a esperança dessas vidas. 

Que Deus nos ajude! 
Pr. José Geraldo Magalhães 
Editor-chefe | Expositor Cristão

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A EDIÇÃO EM .PDF

 

 

 

 

 


Posts relacionados

Notícias, Metodismo, Missão, por José Geraldo Magalhães Jr.

Câmara Nacional de Expansão Missionária se reúne em São Paulo

A Câmara Nacional e Expansão Missionária (CNEM) da Igreja Metodista se reuniu nas dependências da Sede Nacional, em São Paulo, nos dias 1 e 2 de outubro.

Notícias, Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães Jr.

Um Voz que encanta: revista completa 90 anos de circulação no Brasil

No ano de 1929, houve uma grande depressão econômica mundial, cujo início foi marcado pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Quando caminhamos com Deus, Ele nos manda olhar para o céu e contar as estrelas. Para as mulheres metodistas foi um momento especial: em 18 de setembro nasceu, na cidade de São Paulo, a revista Voz Missionária.