Publicado por Redação em Notícia - 09/10/2023 às 15:37:15

Igreja em Missões | 5ªRE e 6ªRE

5RE – UMA SEMANA PARA JESUS

Entre os dias 12 e 15 de julho de 2023 aconteceu o Projeto Missionário Uma Semana Para

Jesus na cidade de Cristais Paulista, no interior do estado de São Paulo. Essa foi a 25ª edição do PMUSJ, que já foi realizado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Distrito Federal e, agora, em São Paulo.

 

O objetivo do PMUSJ sempre foi apoiar de forma significativa projetos de plantação de igrejas. Muitas das igrejas nesses estados tiveram importante parte de seu desenvolvimento ligado às ações dessa semana missionária. Em especial, nesse ano de 2023 o foco foi apoiar um projeto de revitalização de igreja.

 

Essa experiência missionária tem marcado as gerações. Conta com pessoas e famílias de todas as igrejas, as quais se mobilizam e ofertam uma semana de suas vidas para abençoar a comunidade local a partir de seus dons e ministérios. Essa tem sido uma grande oportunidade para despertamento, envolvimento e engajamento missionário.

 

Nesse ano, 180 missionários(as) vindos(as) de todos os distritos da 5ª Região participaram e desenvolveram ações de Escola Bíblica de Férias, Escola Bíblica de Adolescentes, atendimento jurídico, aferição de pressão, palestras, teste de glicemia, evangelismo de rua, bazar, a tradicional marcha evangelística, cultos em um espaço público com uma liturgia celebrativa e acolhedora.

 

Os(as) participantes e as pessoas da comunidade partilharam que essa edição do PMUSJ foi muito especial e contou com grande receptividade da cidade, inclusive através da presença de visitantes nos cultos.

 

 

6RE – JULHO PARA JESUS

Iniciado em 1998, em Santo Antônio da Platina (PR), o Projeto Missionário Julho para Jesus foi realizado em 2023 na cidade de Joinville (SC). Esta mobilização, que aconteceu de 16 a 22 de julho, teve um motivo especial: a celebração dos 25 anos de realização do projeto. Entre os mais de 320 missionários, estavam cinco que participaram de todas as edições e receberam homenagens: Edna Deis Rocha, Eunice de Abreu, Ivone Dolato, Lucimara Silva Lopes Dias da Silva e Meire Gomes dos Santos. Também foi homenageada a coordenadora geral do projeto, Esther Lopes.

 

Esta edição contou ainda com a participação efetiva do bispo Fernando Cesar Monteiro, que, além da liderança episcopal, contribuiu como missionário na cozinha em sua primeira participação como bispo, auxiliando nas mais de 6.400 refeições servidas (café, almoço, lanche e jantar). Por sua vez, o pastor Kingspride Hammond, coordenador do projeto Alabaster, na República de Gana, África Ocidental, fez parceria com o bispo emérito, João Carlos Lopes, na área da construção, ajudando a levantar uma sala multiuso e na obra de ampliação do altar nas instalações da Igreja Metodista em Joinville.

 

O projeto missionário Julho para Jesus nasceu e se mantém ativo para ser um apoio às igrejas locais e aos campos missionários distritais e regional. A cada ano vem ampliando a sua atuação, com missionários(as) que se dispõem a doar uma semana, por ano, para o trabalho na Obra do Senhor.

 

Atualmente, o Julho para Jesus desenvolve diversas atividades como estratégia de evangelização. Na área espiritual: visitação domiciliar e ao comércio local; Escola Bíblica de Férias e recreação (para crianças de 3 a 12 anos); atendimentos aos adolescentes e pré-adolescentes (13 a 18 anos); cultos evangelísticos; visitas em instituições sociais (casa de recuperação, creches, lar de idosos, cadeias); louvor, coreografia e teatro; Impacto Evangelístico e Noite Cultural Gospel. Na área da saúde: odontologia, oftalmologia, enfermagem, massoterapia, fonoaudiologia, consultas médicas e palestras educativas. Na área social: cursos diversos, como artesanato (bordado, tricô, crochê, tapeçaria, reciclagem de papel, embalagens de presente, decupagem em MDF e papelão, tapete de retalhos e barbante, fuxico); sabão caseiro, água sanitária, lavadora alternativa, bijuteria, música, desenho, noções básicas de violão, bateria e outros; bazar de usados (vendas com valor simbólico); atendimento à população na aparência pessoal com corte e hidratação de cabelo, depilação, massagem estética, manicure, maquiagem, sobrancelha, entre outros. Na área da comunicação: divulgação do trabalho na cidade e nos bairros, com carro de som, contato com os meios de comunicação local (rádios, jornais TV), divulgação das atividades e eventos, para as igrejas/congregações/campos e pontos missionários da 6ª Região e em âmbito nacional. Na área da construção civil: construção, pintura, reforma e pequenos reparos em casas e/ou no próprio templo.

 

Deus nos chamou para esta Missão e tem nos capacitado para esta Obra. Cremos que Ele tem este propósito para outras vidas, inclusive além deste projeto.


Posts relacionados

Notícia, por José Geraldo Magalhães Jr.

Manifesto de esperança indígena

Pastoral Indigenista da Igreja Metodista: Diante da atual situação, de muitos rumores, de manifestações políticas e de ameaças às comunidades indígenas em várias partes do país, a Pastoral Indigenista da Igreja Metodista vem deixar sua manifestação de esperança. É bom manifestar e lutar por direitos, mas nunca sem esperança. Somos contra qualquer manifestação anti-humanista; basta de morte, tutela e políticas integracionistas.