Publicado por José Geraldo Magalhães em Atualidade, Capa - 01/02/2022 às 23:50:48

EC de fevereiro: ansiedade (Vol. 136 N. 2 2022)

Quando nos referimos à ansiedade, precisamos que ter em mente que ela é um sentimento ligado a preocupação, nervosismo e medo intenso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia. De fato, os transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina. Por essa razão que o próprio Jesus e o apóstolo Paulo recomendaram depositar em Deus toda a nossa confiança. Nem sempre é fácil assim, embora Jesus tenha nos recomendado não andarmos ansiosos/as.

São várias as pesquisas sobre o tema da ansiedade. Uma delas aponta a ansiedade ligada à depressão na gestação. Duas pesquisadoras da Universidade Metodista de São Paulo analisaram 41 artigos, nacionais e internacionais, publicados entre 2010 e 2016, em revistas renomadas de artigos científicos, para verificar os fatores de risco para ansiedade e depressão na gestação.

O Bispo João Carlos Lopes alertou na palavra episcopal enviada aos pastores e pastoras da 6ª Região Eclesiástica no início deste ano que sempre haverá situações na nossa vida que gostaríamos que fossem diferentes. Em 2022 não será diferente. 

A ansiedade é o mal deste século. Atinge homens e mulheres, jovens e velhos/as, doutores/as e analfabetos/as, religiosos/as e ateus/as. As pessoas andam com os nervos à flor da pele. São como um vulcão prestes a entrar em erupção. Essa é a opinião de mais um líder religioso ao afirmar que há pelo menos duas causas da ansiedade – ameaça e medo.

A ideia de trazer o tema nesta edição é fazer com que nossos/as leitores/as reflitam e se cuidem, pois a ansiedade, como mostram pesquisas que trouxemos na matéria de capa, pode causar a depressão, inclusive no pós-parto, que no Brasil atinge alarmantes 26% das mulheres após a gestação, agravando-se ainda mais com o isolamento social e o medo de contrair o novo coronavírus. Tema relevante que merece nossa atenção, como metodistas, Igreja e família pastoral.

Que Deus te abençoe!
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão


Posts relacionados

Editorial, Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães

EC de agosto: tende bom ânimo

O título deste editorial faz parte de uma frase dita por Jesus. Trouxemos na matéria de capa deste mês uma abordagem para tentar ajudar as pessoas a superarem as aflições. 

Capa, Editorial, por José Geraldo Magalhães

Jornal EC junho 2020: uma Igreja Solidária

No ano em que a Igreja tem como tema nacional a Unidade, ela está vivendo um tempo de isolamento social, com templos fechados, sem poder celebrar com a comunidade, dar um abraço.

Notícias, Capa, Editorial, Opinião, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC setembro 2019

Nesta edição, destacamos os 90 anos da revista Voz Missionária – um marco na literatura cristã. Na matéria de capa você vai saber como ela surgiu em um período de grande depressão econômica mundial, cujo início foi marcado pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. No entanto, para as mulheres metodistas foi um momento especial. 

Capa, Editorial, Opinião, Metodismo, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC agosto 2019

Quando se fala em missão, lembra-se das palavras de Jesus no texto mais conheci- do como o Ide. Embora a palavra missões, ou missão, não se encontre na Bíblia, ela está no coração de cada metodista.

Notícias, Capa, Editorial, por Redação

EC de maio

Na Bíblia, encontramos várias passagens relacionadas à oração, inclusive como ela foi fundamental na vida de muitas pessoas. São vários os momentos que recorremos a Deus também pela oração. Não é à toa que encontramos recomendações para interceder por nossos irmãos e irmãs.