Publicado por Redação em Capa, Editorial, Última Edição - 23/12/2024 às 19:26:40

EC de Dezembro: Uma Igreja que Avança (Vol. 138 N. 4 2024)

A Missão entre as perspectivas dos
Concílios Regionais e o novo ano

 

Embora esta última edição do Expositor Cristão de 2024 apresente também uma abordagem abrangente e interessante do nosso processo de autonomia como igreja nesses 94 anos, momentos proféticos em nossa trajetória são marcados pelos Concílios.

Dentre os três setores da administração da Igreja Metodista do Brasil, temos a administração intermediária simbolizada pelos Concílios Regionais. Ao final de cada biênio, precisamos avaliar e projetar a partir dos relatórios que são expostos em cada um dos dez Concílios Regionais. Uma instituição que possui dentre suas características fundamentais a de se reunir em concílios através do sistema representativo tem sempre a esperança como princípio, pois assim essa igreja tem a recorrente oportunidade de repensar sua trajetória. Entendemos por sistema representativo que os “diversos rostos” do metodismo brasileiro são mostrados em reunião (concílio) através de pessoas que recebem a responsabilidade de expressar ssas várias faces espalhadas pelo país. Isso é riqueza e potencialidade! 

Para avançar, qualquer igreja necessita de dois elementos indispensáveis: a ação do Espírito Santo e a cooperação humana. Podemos sempre contar com o Espírito Santo como o maior interessado em que Sua igreja prospere. A parte da cooperação humana é o nosso grande desafio, pois possuímos interesses pessoais, cosmovisão particular e/ou comprometida, e experiências próprias. Conciliar com outras pessoas é o objetivo para que os propósitos de Deus tenham o protagonismo esperado.

Nessa perspectiva, é impossível não lembrar do Concílio de Jerusalém narrado em Atos 15, onde toda discussão que antecedeu e motivou aquela reunião foi pacificada após os testemunhos de vida e missão de Pedro, Paulo e Barnabé. A experiência com Deus, além de gerar frutos ministeriais, é incontestável e saneadora. Não existem controvérsias ou impasses que resistam à reunião de homens e mulheres que têm experimentado a ação do Espírito Santo. Concílio não é lugar para quem conhece a Missão apenas por ouvir falar ou ler, mas de pessoas que conseguem identificar soluções a partir do que experimentam na caminhada com Deus. Portanto, encerramos o ciclo de 2024 do Expositor Cristão compartilhando alguns panoramas considerados nos Concílios Regionais do país. É a oportunidade para conhecermos realidades diferentes daquelas que são próprias da nossa Região de origem, e nos alegrarmos com o que Deus tem feito e proposto para o povo metodista brasileiro. 

Com alegria também apresentamos ações de 2024 de setores ministeriais importantes, atestando como a Igreja Metodista continua avançando em meios às crises desse tempo. A história do relacionamento de Deus com o ser humano é prova de que os melhores resultados na implantação do Seu Reino são consequências de tempos de provações.

Os Concílios Regionais e as ações ministeriais de 2024 nos enchem de esperança para o desafiador ano de 2025, onde temos como única certeza incontestável que a mão do Senhor estará conosco.

 

Bispo Bruno Roberto
Assessor episcopal da Área de Comunicação

 

FAÇA DOWNLOAD DO ARQUIVO EM PDF


Posts relacionados

Atualidade, Capa, Última Edição, por José Geraldo Magalhães

EC de janeiro: 21º Concílio Geral (Vol. 136 N. 1 2022)

Pela primeira vez na história da Igreja Metodis-ta, após 20 Concílios Gerais, foi realizada uma ses-são on-line no dia 11 de dezembro. A pandemia da covid-19 contribuiu para o adiamento do conclave, que ocorreria em julho e, posteriormente, em outubro, sendo adiado mais de uma vez.

Conscientização, Atualidade, Opinião, Editorial, Capa, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC outubro 2019

No mês considerado das crianças, destacamos, nesta edição, a última pesquisa do Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos (MDH) tendo como foco a violência infantil. Foram 76.216 denúncias envolvendo crianças e adolescentes, sendo que 17.093 registros são referentes à violência sexual. Leia a reportagem completa em nosso site!