Publicado por Redação em Notícia, Nacional - 12/05/2017 às 14:09:51

Direitos Humanos Metodista se mobiliza pelo enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes

facabonito_logometodista

O dia 18 de maio já é marcado há 17 anos pela Mobilização Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a pastoral de Direitos Humanos da Igreja Metodista brasileira apoia a campanha "Faça bonito", que traz a conscientização do problema. A data foi escolhida com base no caso de da menina Araceli, de oito anos de idade, morta em um crime hediondo na cidade de Vitória (ES), em 1973. O projeto apoiado pela igreja já alcançou diversos municípios pelo país, incentivando as organizações a trazerem o assunto para dentro das comunidades cristãs.

Uma das ferramentas usadas por metodistas é o Projeto Sombra e Água Fresca (SAF), que desenvolve atividades com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ao redor do Brasil.  Conheça o site oficial. Além disso, as igrejas locais são incentivadas a trabalharem com as crianças como alvo da missão, inclusive se preocupando com sua proteção e segurança.

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração.

"Queremos convocar todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida", afirma o documento disponível no site oficial da campanha, onde destacam também três sugestões de ação:

  • Fortalecimento da mobilização e sensibilização de massa – atos de rua, caminhadas, etc... Com a participação de crianças e adolescentes. (Protagonismo)

  • Pauta técnica - Articulação – fortalecimento da Rede – Seminários, por meio dos Comitês, Redes e Fóruns locais

  • Incidência Política – Audiência Pública no Congresso, nas Assembleias, Câmaras Municipais para cobrar a IMPLEMENTAÇÃO do Plano Nacional, Estadual e ou Municipal


Você pode apoiar e divulgar a campanha em suas redes sociais, aderindo a arte do "Faça bonito" em sua foto de perfil. Representada por uma flor, a ideia é trazer uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável. Acesse o site oficial aqui.

Compartilhe conosco o que a sua igreja tem feito para defesa de crianças e adolescentes através do Projeto Você Repórter.

Redação EC
Com informações da Pastoral dos Direitos Humanos

Posts relacionados

Eventos, Vídeo, Discipulado, Capacitação, Liderança, Nacional, Notícia, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Caliju 2018 reúne juvenis de várias partes do país!

O encontro de Capacitação da Liderança Juvenil da Igreja Metodista (CALIJU), reuniu 168 pessoas entre palestrantes e juvenis na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), nos dias 24 a 27 de janeiro. O Expositor Cristão acompanhou o evento como você confere na reportagem, em nosso podcast #45 ou na edição de março do jornal impresso.