Publicado por José Geraldo Magalhães em Última Edição - 04/07/2022 às 20:49:31

Colegiados se reúnem para reconsiderar proposta


Sara de Paula

Após a eleição da Comissão de Indicações e mais de três horas de discussão em cima da proposta da revda. Gláucia Silvestre, da 3ª Região Eclesiástica, visando a legalidade da sessão on-line realizada em dezembro de 2021, que tinha pauta única a prorrogação dos mandatos, os conciliares aprovaram uma reunião com os colegiados Colégio Episcopal, Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam), Comissão Geral de Constituição e Justiça e líderes das delegações para reconsideração da matéria 04./07 20.31. Os colegiados ficaram de trazer a proposta às 20h de hoje, dia 4.

Antes de chegar ao consenso acima, o Dr. Renato Oliveira, presidente da CGCJ, disse que “o Concílio está em ordem”. Renato complementou dizendo que “mesmo que a CGCJ entenda que o Concílio está em ordem juridicamente, é válida a proposta da 1ª Região”.

Após várias discussões, o delegado Edinei Berteli Reolon sugeriu uma substitutiva para a proposta apresentada, com base na sugestão do pastor Paulo Garcia que se manifestou anteriormente, sugerindo que se ratifique a primeira sessão, ocorrida em dezembro de 2021, na atual sessão do 21º Concílio Geral.

Diante da possibilidade, o secretário executivo da Associação da Igreja Metodista, dr. Alexandre Rocha Maia, foi convidado a apresentar o cenário sobre a falta do registro da ata da sessão ocorrida em dezembro. O secretário pontuou as questões jurídicas que impediram o registro em um primeiro momento, como a falta de previsão de prorrogação de mandatos na instituição.

“A Ata hoje, ainda não está registrada. [...] Os documentos que estão sendo pedidos, serão encaminhados”, explicou o advogado. O pastor Bruno Roberto Pereira dos Santos, da1ª Região Eclesiástica, questionou se o cartório validaria a Ata, por exemplo, em caso de decisão unânime nesse Concílio para a sua aprovação. “O que eu tenho a partir de uma palavra do cartório, é que eles vão avaliar os documentos em si, para ver se os documentos estão em ordem. Estando em ordem, ela será registrada.”

O debate seguiu com questionamentos de outros delegados e delegadas e respostas por parte da AIM e mesa da presidência, até o momento em que o pastor Edinei Berteli Reolon propôs uma substitutiva para a proposta atual, que o plenário aceitou ouvir. A proposta visava ratificar a sessão online, considerando que seguimos no mesmo 21° Concílio Geral.

Delegados e delegadas de diferentes regiões se manifestaram emocionados, em pedidos de oração e contrição. O pastor Davis Roberto Daniel, da 6ª Região Eclesiástica, lembrou a plenária sobre a identidade da igreja. “Nós somos agentes de promoção de justiça. [...] Se erramos, e vai custar caro, vamos pagar o preço. Precisamos assumir a nossa postura cristã”.


Veja também:

Todos os boletins diários do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista


Posts relacionados

Notícias, Última Edição, Boletins 21CG, por Redação

Como acompanhar o 21º Concílio Geral da Igreja Metodista

Acompanhe a cobertura oficial do 21° Concílio Geral da Igreja Metodista, que acontece de 3 a 10 de julho, na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.

Última Edição, Notícias, por José Geraldo Magalhães

21º Concílio Geral aprova proposta para sessão presencial

No início da sessão online do 21º Concílio Geral (CG) no período da tarde de hoje (11), foi lido por Algacyr Júnior da 8ª Região, as considerações da proposta da Cogeam e Colégio Episcopal para que a segunda e as demais sessões da reunião do 21º CG sejam realizados nos dias 3 a 10 de julho de 2022 e que os mandatos atualmente vigentes, sejam prorrogados até 31 de dezembro do mesmo ano.