Publicado por José Geraldo Magalhães em Última Edição - 06/07/2022 às 23:13:01

CG aprova proposta para emancipação da Remne no próximo quinquênio


Momento de oração do plenário após aprovação da proposta apresentada pelo Grupo de Trabalho. Fotos: Rodrigo de Britos.

Pr. José Geraldo Magalhães

No final da noite do dia 6 de junho, o Grupo de Trabalho composto 28 pessoas, reelaborou a proposta de emancipação da Região Missionária do Nordeste. A proposta é que a Remne seja composta pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco para alcançar a autonomia no final do quinquênio. Os demais estados serão dois Campos Missionários Nacionais. A proposta foi ouvida, esclarecida e aprovada por 222 votos favoráveis, 12 contrários e 1 abstenção. Remne é uma nova Região Eclesiástica. A proposta segue abaixo:

"Considerando que mesmo havendo crescimento, a Remne não alcançou condiçoes para solicitar sua autonomia (...), propomos:

1. Que a Região Missionária do Nordeste passe a ser composta pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, com previsão de autosustento, autogoverno e autoproclamação ao fim deste novo período eclesiástica sustento, auto governo e autoproclamação;

2.Que o bispo ou a bispa da Região Missionária se adeque a realidade socioeconômica da região, e esteja disponível para vivenciar um modelo episcopal condizente com a sua realidade missionária;

3. Que sejam criados dois campos missionários nacionais, à luz do art. 115, sob a coordenação de Superintendentes Missionários locais, e supervisão do Colégio Epsicopal, mediante a seguinte configuração:

a) Campo 1: Rio Grande do Norte e Paraíba;

b) Campo 2: Piauí, Ceará e Maranhão

4. Que a Cogeam, faça a redistribuição das Cotas Missionárias advindas das Regiões Eclesiásticas à nova Remne e Campos Missionáriso Nacionais, à luz de seus planos missionários;

5. Que se reafirme uma aliança missionária entre toda a Igreja Metodista no Brasil para participar do processo de desenvolvimento da autonomia da Remne e Campos Missionários Nacionais através da oração, presença, parceria e comprometimento no envio das cotas missionárias.

Logo após à aprovação da proposta, o pastor Ronan Boechat lembrou do 20º Concílio Geral em Brasília. "Em brasília aprovamos as parcerias missionárias e agora temos alguns campos missionários regionais. Queria lembrar que temos aquelas parcerias e que as as regiões eclesiásticas apoem esses campos. Que a Cogeam ou Colégio Episcopal orientem para que as regiões assumam essas parcerias", disse o pastor.

O bispo Luiz Vergílio que presidia a sessão chamou o pastor Dilson Soares Dias, para que a Igreja orasse pela vida do pastor. Em seguida, o pastor Georg Roberto Emmerich, da Remne, pediu a palavra ao plenário para que concedesse ao pastor Dilson a Honra do Mérito Metodista. O bispo presidente, Luiz Vergílio, colocou em votação que foi aprovado por unaminidade.


Veja também:

Todos os boletins diários do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista


Posts relacionados

Atualidade, Capa, Última Edição, por José Geraldo Magalhães

EC de janeiro: 21º Concílio Geral (Vol. 136 N. 1 2022)

Pela primeira vez na história da Igreja Metodis-ta, após 20 Concílios Gerais, foi realizada uma ses-são on-line no dia 11 de dezembro. A pandemia da covid-19 contribuiu para o adiamento do conclave, que ocorreria em julho e, posteriormente, em outubro, sendo adiado mais de uma vez.