Publicado por José Geraldo Magalhães em Última Edição - 07/07/2022 às 22:09:03

Bispos e bispa agradecem à plenária após eleição episcopal

Bispos e bispa eleitos e eleita têm momento de gratidão na noite do dia 7. Fotos: Rodrigo de Britos.

Pr. José Geraldo Magalhães

"Vim para adorar-te". Assim iniciou a plenária do 21º Concílio Geral na noite do dia 7 de julho, após o intervalo das eleições episcopais, em Sorocaba. Testemunhos dos bispos eleitos e da bispa eleita, além de homenagens para as lideranças que anunciaram à aposentadoria foram realizadas.

Em uma ambiente de muito louvor e adoração, Nelson Junker disse sobre a importância de louvar a Deus."Sempre quando eu canto eu sempre procuro falar de quem Deus é. Tenho que pensar nos câncitcos, invista isso em sua Igreja para que falem isso do Senhor. Por isso que muitas vezes eu canto cânticos antigos porque representa a presença de Deus em nosso meio", disse Nelson, responsável por conduzir os louvorers no 21CG.

Reflexão - O bispo Luiz Vergílio, após as homenagens às pessoas que anunciaram a aposentadoria, destacou na reflexão baseada em Colossensses 2 "Revesti-vos, pois como eleitos e eleitas de Deus, Santos e amados de eternos afetos de misericóridia. E misericórdia é aquilo que Deus tem a favor de nós". 

"Nessa tarde, a Igreja cumpriu com um prósito que é de Deus, de escolher pessoas para que elas exerçam ministério de serviço e participem da missão. Nós reconhecemos como comunidade conciliar os dons, os carismas. eu imagino que na escolha de Matias que substituiu a Judas, havia outras pessoas. O texto fala que eles lançaram sorte. Uma metodologia diferente que a nossa, mas certamente as outras pessoas que não foram alcançadas também se sentiram parte do povo de Deus", destacou o bispo. 

O bispo Luiz Vergílio foi chamando os bispos e bispa eleita para que tivesse uma palavra para compartilhar as emoções e manifestar ao plenáriio a gratidao.

Bispo Nelson Magalhães - "Tudo isso foi feito pela graça e misericórdia de Deus,. Agradeço à minha família, aos irmãos e imraõs, mas acima de tudo a dona Maria Glória, minha mãe in memoria que marca a vida de todos nós. Agradeço também a 7ª Região que confiou a mim, se fosse da vointade de Deus, que eu fosse eleito bispo de nossa Igreja. Ao bispo Mano pelo trabalho desenvilvido na 7 região. Quero agradecer a Deus pelo própósito dele em minha vida. Me coloco aqui como aquele que serve e euqe eu possa engrandecer a Ele que em nenhum mimento eu posso causar tristeza para ti.", disse.

Bispa Hideide Brito Torres - "Nunca podemos esquecer que para qualquer lugar que a gente vá, temos que lembrar de onde nós viemos. Vim de uma pequena igreja em Minas Gerais. Quando eu fui para a 8ª Região e comecei a  andar por lá, eu disse que a 8ª é linda. Vários pastores se colocaram ao meu lado nos momentos dificeis. Agradeço a 8ª pela confiança, sobretudo, ao meu marido, que sempre esteve e está ao meu lado, às minhas filhas, ao Concílio Geral que, pela fé, deram um voto de confiança para continuar no episcopado. Agradeço por poder ter tido o privilégio de acaminhar com os bispos e bispa e por vários desafios que vivemos nos últimos anos".

Bispo Marcos Antonio Garcia - "Sou fruto da evangelização. Um casal que levou a casa de meus pais a palvra do Senhor. Agradeço aos bispos que passaram por minha vida, pela Igreja Metodista. Agradeço a minha família, minha família, minha filha, ao Concílio Geral. Já sofri, já chorei, mas nesse Concílio fui eleito bispo para servir a Deus em nossa Igreja. Minha gratidoã por estar aqui representando a3ª Região Eclesiástica"

Bispo Roberto Alves de Souza - "Agradeço pela vida dos bispos e bispa a qual convivi nos úlltimos anos. Pelos demais colegas. Tive o privilégio de ser enviado pela Igreja em Anta/MG, par a Faculdade de Teologia. Sou metodista a 42 anos. Agradeço a todos vocês. Não sou unaminidade, mas agradeço a vocêe que me deram a oportunidade de caminhar mais um quinquênio. E a vocês que não votaram em mim, creio que sumos uma comunidade e podemos caminhar juntos e juntas com opiniões diferentes".

Bispo Fernando César Monteiro - "Há 37 anos atrás eu cheguei na igreja em Mandaguari, cheio de ácool, drogas, e cheguei em um culto avivado com jovens falando em línguas. De lá para cá, Deus tem aberto portas, nos conduzido. Nosso desejo é poder servir. Agredeço a confiança de todos e todas".

Fabio Cosme da Silva - Agradeço pelo momento de vitória dos bispos e bispa. Gratidao a minha família, a igreja. Estou aqui para dedicar o melhor de minha vida a Rema que agora é a Nona Região. Eu amo Jesus e a Igreja Metodista. Teremos dias maravilhosos e melhores para nossas regiões. Agradeço a minha esposa, minha filhando nasceu no campo missionário. Eu amos a JEsus e a nossa Igreja. Toda honra e toda glória a Jesus que é o Senhor da Igreja.

Bispo Paulo Rangel - Tudo que vivo é fruto da bondade de Deus. Ontem estava ouvindo aqui algumas histórias e me lembrei da história de minha avó que me levava para a casa dela todas as manhã para ler o no Cenáculo. Uma mulher semi analfabeta. Com 8 anos de idade eu disse que queria ser pastor e comecei a treinar pregação. Com 18 anos eu comecei aevangelizar, mas quando chegou o momento de estudar, eu disse a Deus, 'manda outro' e Deus disse que queria me usar com autoridade. Agradeçoa 1ª Região pela confiança e recondução, junto com esse concílio , a episcopado. Agradeço minha família, minha esposa Eliane e minhas filhas. Digo sempre que a única concorrência que deveríamos ter na igreja do Senhor é quem vai lavar o pé de quem primeiro.

Bispo Adonias Pereira do Lago - Em nosso coração nao pode ter outra coisa a não ser gratidão. Vamos pensar a vida e a missão dessa igreja atravesse cada um de nós. Ouvimos a mensagem do bispo João Carlos que "pareceu bem ao Espírito Santo e a nós". Tenho um grande privilégio de darseguimento ao ministério episcopal na vida dessa igreja. Quero continuar fazendo isso com temor e tremor. Deus tem nos dado graça. Há dez anos em missão em Cuiabá eu fui infartando, tive que construir algumas pontes. Depois dessa cirurgia eu tive que construir mais pontes do que muros. Um Deus que me deixou viver porque tinha algum propósito. Agradeço a Deus pela quinta região antes e depois da multiplicação. Nós acreditamos da missão de Deus em nosso país. Temos uma teologia wesleyana que vale a pena. Quero honrar aqui meus avós que nasceram no sul de Minas, em campestre, frutos da evangelização.

Bispo Bruno Roberto - Me alegro estar diante de vocês para poder agradecer pela minha vida e caminhada ministerial, pois o sSenhor me conduziu até aqui. ME lembrei dos discípulos no caminho de Emaús. Estava lembrando minha história quando Deus me conduziu até aqui. Para minha mães é muito de fazer muito sentido, após estar presente nesse Concílio, uma vez que já participou de muitos concílios gerais. Comecei a pregar a palavra de Deus ainda criança para minha vó e me sentia pregando para 200 mil pessoas no Maracanã. Me sinto preparado para fazer o que Deus me chamou, não falo isso por vaidade, mas porque olho para minha trajetória e sinto que Deus vai nos honrar e levar para cumprir a missão do Senhor.

Bispo Adnré Luiz - Particularmente nunca pensei em ser bispo. Já fui funcionário público porque tinha convicção do meu chamado pastoral.  Fui chamado para ser oficial de justiçaça, mas eu tinha certeza de que Deus havia mecháramos. Antes de vir a esse Concílio eu passei por alguns processos. Eu estava em oração e minha família orando; ela se levanta e medisse que me via como bispo. Guardei em meu coração e comecei a orar nesse sentido. As coisas começaram a se desdobrar pelos concílios distritais, regionais e aqui estamos. Liguei para meu pai e pedi a bênção a ele. Vim debaixo da bênção de meu pai. Somos metodistas. Ame a sua IGreja, nossa tradição, nossa doutrina, se você não conhece, frequente a Escola Dominical, frequente e Deus tem muito a fazer por meio da IGreja Metodista no Brasil. Não precisamos copiar nada de ninguém. Já temos aquilo que Ele nos deixou.

O bispo presidente, Luiz Vergílio, assumiu a palavra.˜Queremos ter um momento de gratidão, mas de também comissionamento. Após louvores a Deus, o bispo José Carlos Peres orou para os bispos e bispa encerrando a plenária da noite às 00h30 do dia 8.

Homenagens - O Colégio Episcopal dirigiu a liturgia e passou a palavra para a presidente da Confederação Metodista de Mulheres, Ivana Maria Ribeiro de Aguiar Garcia.

A pra Marta Célia pediu a palavra para agradecer. "Queremos expressar nossa gratidão a Deus pelos bispos e bispas. E damos graças também pela vida da revda Joana D'Arce Meireles. Tods nós escolhemos cuidar. Não poderíamos deixar de expressar a gratidão pela vida de vocês", disse.

A irmã Vera Elaine Marques Maciel, representando a 2ª Região Eclesiástica, também fez uso da palavra. "Queremos agradecer ao bispo Luiz e famíla que se dedicaram a missão da Igreja Metodista. Em nome da 2ª Região trouxemos esse presente e que esse novo tempo, não sei se será de descanso ou não, mas que seja de muita alegria e bênção", disse agradecendo.

Em nome da 6ª Região, o dr. Ary Parreira enfatizou o início do ministériio do bispo João Carlos. "Em 1986, chega em Londrina, um jovem pastor, assustado. Chegou e aos poucos foi conquistando a Igreja. Por meio de um trabalho muito bonito e bom, me chamou atenção que foi o fortalecimento da liderança leiga da igreja. Seu trabalho resultou um crescimento exponencial de quase 2 mil membros sendo modelo de muitas regiões. O bispo sempre manteve seu carisma e cuidado com as igrejas. é detendor de muitos títulos, menos o mundial", Feliz a Nação cujo Deus é o Senhor. Felis a nação cuja região teve o bispo João Carlos", finalizou.

Aser Gonçalves Junior representando a 3ª Região "Que esse tempo o sr possa olhar para trás e ver o quanto já foi feito e o quanto ainda há de fazer com a família. Aproveite o tempo que Deus tem separado para vocês e receba esses presentes com gratidão", disse.

A bispa Marisa de Freitas Ferreira  quando também foi lembrada pela pela delegaçãod a Remne. "Eu a conheci foi em uma Juvenília e estávamos em Maceió e quando olhei para aquela mulher. virou minha inspiração e espelho. Ela é um exemplo para tods nós mulheres, menis e juvenis. Essa mulher é garra, poder e cheia de bênção do céu. Obrigada porque um dia ela ouviu Eis-me aqui, envia-me a mim" finalizou Jamile Guimarães.

A secretária do Colégio Episcopal, Giselma Matos, homenageou a pra Joana D'Arc Meireles - secretária para a vida e missão, em nome da Sede Nacional. Recebendo ma homenagem da Sede, essa mulher é guerreira e eu só acredito que ela vai parar quando eu ver a carta de aposentadoria dela assinada", brincou a pastora Giselma.

Após as homenagens, à plenária louvou a Deus com vários cânticos de louvores e adoração ministrados pelo Nelson Junker da 5ª Região Eclesiástica.


Veja também:

Todos os boletins diários do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista


Posts relacionados

Última Edição, Atualidade, Capa, Boletins 21CG, por José Geraldo Magalhães

EC de julho: 21ºConcílio Geral (Vol. 136 N. 7 2022)

A Palavra Episcopal desta edição, o depoimento do presidente do Colégio Episcopal e a fala de vários delegados e delegadas mostraram que o agir e mover de Deus surpreendeu a todos/as quebrando barreiras para que o perdão fosse liberado acompanhado de ações concretas.

Última Edição, por José Geraldo Magalhães

CGCJ emite parecer sobre Recurso 62/2021

Após a votação da proposta, por volta das 20h14, o Pastor Edinei Reolon da 8ª Região Eclesiástica, pediu uma palavra por questao de Ordem solicitando uma revisão da decisão da presidência que necessitaria de 2/3 para aprovação da matéria, já que o bispo que presidia a sessão no momento, José Carlos Peres, não deu como aprovada por não atingir o número necessário de votos. O Bispo solicitou assessoria a CGCJ.